Seguidores

A arquitetura

Ficha Técnica:


Ginásio Estadual De Guarulhos
Autor(es): J.B. Vilanova Artigas, C. Cascaldi
Data do Projeto: 1960
Localização: Av.Arminda De Lima, Centro, Guarulhos, Sp.
Fontes De Pesquisa: Acrópole N.259, P.171, Mai 1960.
Referência Do Texto: Zein, 2005: P.116


O programa engloba sala de aulas e pequeno auditório/biblioteca abrigado em longo bloco 115 m x 41 m; embora as duas pontas permaneçam apoiadas no chão a porção intermediária permite, pela depressão do terreno, acomodar um nível inferior parcial, que serve de acesso ao pátio interno e abriga vestiários e cantina.


As salas de aula na fachada nordeste são protegidas da insolação pelo amplo beiral que revela o ritmo dos apoios; a fachada oposta sudoeste abriga amplo corredor parcialmente protegido por elementos vazados de concreto.


O pátio coberto interno situa-se em nível intermediário garantindo um maior pé-direito; no lado sudeste foi executado um mural de autoria de Mario Gruber sobre a parede do auditório/biblioteca. O pateo reforça o ambiente comunitário da escola, voltada para si, mas de franco acesso, característica que será recorrente nas obras da Arquitetura Paulista Brutalista, em especial naquelas de interesse público.


A inventividade da solução estrutural aproveita o arranjo das necessidades programáticas para outorgar unidade e variedade dos seus elementos. O desenho dos apoios varia conforme sua posição relativa ao eixo transversal e conforme o ritmo, seja em três vãos sucessivos, b ou em dois vãos separados por um vazio, e sua assimetria em relação ao eixo vertical de apoio se explica pela diferenciação nas dimensões dos vãos, seja dispostos a cada lado do apoio, seja se o apoio estiver no limite do vão. O jogo de cores primárias sobre as estruturas, pisos e alvenarias é característico das obras de Artigas e Cascaldi nesta fase, sendo alguns panos de concreto deixados sem aposição de cor.


Fonte
http://www.arquiteturabrutalista.com.br/


Arquitetura Brutalista