Seguidores

Sobre a escola



Nasci como GINÁSIO DE GUARULHOS em 1960. Quem me fez foi Vilanova Artigas.
João Batista Vilanova Artigas nasceu em Curitiba dia 23 de junho de 1915 e faleceu em São Paulo em 12 de janeiro de 1985 e foi um arquiteto brasileiro espetacular. Um fazedor de escolas. Tive como co-autor o Arquiteto Carlos Cascaldi. Foi a primeira vez que Artigas usou iluminação zenital (aberturas no teto) e eu fui privilegiada por isso.


Ganhei um painel pintado por Mário Gruber. É o símbolo principal na memória de todos os alunos que passaram por mim. Artigas estava muito "sentido" porque houve uma diretora que achou que, afinal de contas, esse painel não era tão bonito quanto se pensava e mandou botar uma camada de cal em cima. Ele tentou faze-la compreender qual era a finalidade daquilo. Mas ela argumentou: “Temos muita dificuldade de manter isso. Meu salário é muito baixo e eu não quero mais aborrecimentos com esses meninos que vivem todo dia riscando em cima do painel." Ainda bem que isso não aconteceu!


Hoje sou Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, estou em processo de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, e já fui tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos.


Sou um patrimônio histórico.


Hoje meu site oficial é:
http://www.conselheirocrispiniano.com.br/historia/