Seguidores

20 de ago. de 2006

Mural de Mario Gruber




























"Em um texto muito conhecido pelos arquitetos, o Professor Artigas descreve o Colégio de Guarulhos e o belo painel do pátio pintado por Mario Gruber e diz que uma diretora do colégio teria mandado cobrir a pintura mural com uma camada de cal. 


Felizmente isso nunca aconteceu realmente. Contudo em 1977, Artigas e o então diretor do Conselheiro se desentenderam durante uma visita que fez à escola, o Professor Milton Cardoso, muito irritado lhe disse que mandaria passar cal no painel pois não teria a verba necessária para a manutenção e restauro do painel que havia sofrido danos com infiltrações de água. 


Artigas nunca mais quis voltar ao colégio e nem ouvir falar sobre o assunto. Em uma das muitas oportunidades em que pude conversar com o Professor Artigas pedi a ele que fosse o paraninfo dos formandos daquele ano, que a criançada o estava convidando e que ficariam felizes se ele aceitasse, mostrei o projeto do convite de formatura que havia feito, a ilustração de fundo foi o painel do pátio, ele perguntou: "como você fez isto? O painel já não existe há tanto tempo, onde conseguiu esta foto?" - "eu tirei!! O painel esta lá professor, ele nunca foi caiado!" Sei que ele ficou feliz com a noticia. E eu mais ainda!


Nosso mestre foi um grande “fazedor” de escolas, fez escolas para os olhos, para a liberdade e principalmente para os seus alunos".


Este é um trecho do texto de Lucia Teresa Faria, escrito em setembro de 2005.
Lucia foi aluna do Conselheiro em nossa época (anos 70) e hoje, arquiteta, fez uma bela palestra sobre Vilanova Artigas, o construtor de nossa escola, para os atuais alunos. 


Disponibilizo o trabalho de Lucia aqui

Um comentário:

Anonymous disse...

Que trabalho maravilhoso! Deu muita saudade!